Cerimônia de posse dos eleitos marca o início da 57ª Legislatura da Câmara dos Deputados, que se encerra em 2027
Os 513 deputados federais eleitos tomam posse, nesta quarta-feira (1°/2), em cerimônia na Câmara dos Deputados. O ato marca o início da 57ª Legislatura, que se encerra em 2027.
A cerimônia antecede as eleições para a composição da Mesa Diretora da Câmara, que também definirá quem vai presidir a Casa pelos próximos dois anos.
Dos 513 deputados empossados, 280 foram reeleitos e outros 233 estarão na Câmara pela primeira vez, ou retornam à Casa para um novo mandato. Os parlamentares eleitos já haviam sido diplomados, em cerimônia que ocorreu em dezembro.
Em um momento delicado na posse, Benedito de Lira, pai de Arthur Lira e prefeito de Barra de São Miguel (AL), desmaiou. Ele foi retirado no plenário por bombeiros civis para receber tratamento adequado. Por causa disso, a sessão foi temporariamente suspensa.
Cronograma
Após a cerimônia de empossamento, os deputados eleitos terão até 13h para finalizarem a formação dos blocos parlamentares. As alianças serão representadas por deputados de dois ou mais partidos políticos diferentes e que irão atuar na Casa Legislativa como uma só bancada, tendo um líder comum.
Posteriormente, será convocada uma reunião de líderes dos blocos parlamentares e demais bancadas para a escolha dos cargos da Mesa Diretora da Câmara.
Em seguida, se encerra o prazo para o registro das candidaturas à Mesa e à Presidência e, consequentemente, há o sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica, dando início à eleição para o comando da Câmara.
Metrópoles> Figueirêdo