Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm agora a possibilidade de verificar e bloquear descontos indevidos de mensalidades associativas do seu benefício. Caso identifique algum desconto não autorizado, o beneficiário pode solicitar o bloqueio.
Segundo o Agência Gov, para realizar o bloqueio, os segurados devem acessar o site ou aplicativo Meu INSS, fazer login em sua conta, criar um novo pedido e selecionar a opção “Excluir mensalidade associativa”. É também possível solicitar o bloqueio através da Central 135.
Mesmo na ausência de descontos indevidos, é aconselhável solicitar o bloqueio preventivo para evitar possíveis cobranças não autorizadas no futuro.
Para benefícios que começaram a partir de setembro de 2021, o bloqueio automático de mensalidades associativas já está em vigor. Caso o segurado precise realizar o desbloqueio, o procedimento deve ser feito através de biometria. Essa medida tem como objetivo garantir maior segurança e controle sobre as cobranças realizadas nas contas dos beneficiários.
Fonte: Blog do Valente
Por: Pretta Passos