O Conselho de Administração da Petrobras (PETR4) considerou inelegíveis a indicação de dois nomes para compor o novo colegiado da estatal. São eles: Sergio Machado Rezende e Pietro Adamo Sampaio Mendes. As informações, divulgadas pelo manual para participação dos acionistas na Assembleia Geral Ordinária na noite desta segunda-feira (27), foram publicadas pelo MoneyTimes.
O documento afirma que o Conselho considerou Rezende inelegível para membro do “board”, acompanhando a conclusão do Comitê de Pessoas da Petrobras (COPE), que havia apontado que o indicado não preenche os requisitos necessários previstos no Estatuto Social da Petrobras por ser membro titular do Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
No caso de Mendes, o Conselho o considerou, por maioria, inelegível para membro e presidente do colegiado. O COPE, por sua vez, havia opinado que Mendes preenche os requisitos necessários desde que confirmada a sua renúncia formal e juridicamente perfeita ao cargo de Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia e mantida a sua condição de servidor licenciado, afastado ou cedido da ANP.
Da Redação
Por Alberval Figueirêdo