O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Quinho de Belo Campo, participou na manhã desta segunda-feira (12), da cerimônia de lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, no Palácio do Planalto. O plano, que terá R$ 2 bilhões em investimentos em 4 anos, foi lançado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), e vai subsidiar ações concretas dos estados, municípios e Distrito Federal para a promoção da alfabetização de todas as crianças do país.
“Vamos garantir o futuro do nosso Brasil levando uma educação de qualidade às nossas crianças e adolescentes. São elas [as crianças] a esperança de um país cada vez melhor”, ressaltou o presidente Quinho. A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, esteve entre os gestores presentess.
O plano Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana. A cerimônia contou com a presença do governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e diversas autoridades. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), além de garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.
A nova política é baseada em cinco eixos: Gestão e Governança, Formação de Profissionais de Educação, Infraestrutura Física e Pedagógica, Reconhecimento de Boas Práticas e Sistemas de Avaliação. O MEC, como idealizador da política nacional, oferecerá apoio técnico e financeiro às redes de ensino, que também terão papéis e responsabilidades.