O deputado estadual Marcinho Oliveira (União) condenou nesta terça-feira (13) as recentes operações de busca e apreensão contra trabalhadores do garimpo na Bahia. Em conversa com o Classe Política, o parlamentar defendeu a regulamentação da atividade e disse que irá procurar a Agência Nacional de Mineração para propor uma audiência que debata o assunto.
“O que o garimpeiro quer é trabalhar de forma legalizada, que possa dar tranquilidade para ele”, disse
“Garimpeiro não é bandido, não é vagabundo, é trabalhador”, complementou, lamentando que trabalhadores perderam materiais que foram destruídos após apreensão.
Segundo o deputado, cidades como Santa Luz, Cansanção, Nordestina, Quijingue que seriam algumas das beneficiadas caso haja o garimpo seja regulamentado. Ele reforçou que conta com o apoio do vice prefeito de Quinjigue Romerinho Rocha e de outros parlamentares neste embate, como deputado federal João Bacelar (PL), Ricardo Maia(MDB) e Elmar Nascimento (União).
“Estamos todos lutando pela legalização e regulamentação da lavra garimpeira, que é de grande importância para gerar emprego e renda na região”, concluiu.