Durante sua visita à Colômbia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou no neste sábado (8) que seu governo tem como objetivo zerar o desmatamento na região da Amazônia até 2030. Lula também ressaltou que os oito países que abrangem a floresta amazônica podem assumir o mesmo compromisso. A fala ocorreu durante a Reunião Técnico-Científica da Amazônia, organizada pelo governo colombiano, que antecede a Cúpula da Amazônia, que acontecerá em Belém, no Brasil, nos dias 8 e 9 de agosto.
“Meu governo vai zerar o desmatamento ilegal até 2030. Esse é um compromisso que os países amazônicos podem assumir juntos na Cúpula de Belém. Há muitas outras áreas em que podemos cooperar.”, disse o mandatário brasileiro.
Durante seu discurso, Lula voltou cobrar os países desenvolvidos fornecerem recursos financeiros para ajudar no combate ao desmatamento nos países em desenvolvimento.
“Vamos ter de exigir juntos que os países ricos cumpram seus compromissos incluindo a promessa feita em Copenhague em 2019, de 100 milhões de dólares por ano para ação climática, afinal foram eles que emitiram historicamente a maior parte dos gases de efeito estufa”, disse Lula.