Radialista Marcos Medrado
A omissão da prefeitura de Valença na preservação de prédios históricos é uma ameaça à vida dos valencianos e de todos àqueles que por ventura passem pelas proximidades do local.
O alerta tem sido feito quase que diariamente pelo vereador Isaías Nascto através do programa Ligação Direta da Valença FM, do qual ele também integra a bancada.
O prédio a que se refere o vereador é onde funcionava a Cadeia Pública, que por falta de manutenção da prefeitura está em avançado estado de degradação.
“ O que existe atualmente são tapumes isolando o prédio, mas o grande risco é de que venha ocorrer um desmoronamento, principalmente com as fortes chuvas que estão caindo na cidade, e atinja pessoas passando pelo local, destacou o empresário e âncora do programa Ligação Direta da Valença FM, Marcos Medrado.
Antigo prédio da Cadeia Pública de Valença em ruínas
Diante desse quadro, o Promotor de Justiça, Gustavo Vieira, no dia 10 de maio deste ano, ajuizou uma ação civil pública contra o município de Valença, pedindo à Justiça que determine em caráter liminar, que o município promova o escoramento emergencial em trechos nos quais sejam constatados a instabilidade estrutural e o risco de desabamento.
Trata-se de um prédio público considerado patrimônio histórico e até agora não se tem notícias se a justiça acatou ou não o pedido da promotoria. Com a palavra a Justiça e o prefeito de Valença, Jairo Baptista (PP).
Da Redação
Por Alberval Figueirêdo