Mais de 300 pessoas foram ao Parque São Bartolomeu, em Salvador, na manhã deste domingo (16), para participar da Trilha Ecológica da Independência do Brasil na Bahia, em celebração ao bicentenário da data histórica. Presente na atividade, o presidente da Conder, Zé Trindade, destacou a importância do local para a comunidade. *”O parque é um equipamento de lazer, mas também é espaço para atividade física, para celebração da fé e para interação das pessoas com a natureza. É um patrimônio ambiental, religioso e histórico de Salvador para as nossas famílias”, afirmou o gestor durante a caminhada.
As batalhas pela independência do Brasil na Bahia passaram pelo bairro de Pirajá, onde está localizado o parque. Os seus 155 hectares vão até a Enseada dos Cabritos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. No local, a Conder realizou uma ampla requalificação urbana e ambiental e atualmente o espaço é uma das principais opções de lazer na região. Entre os diversos equipamentos construídos pelo Governo do Estado no parque está o Centro de Referência, em São Bartolomeu, instalado no portal de acesso à cachoeira.
“Hoje, assumimos o compromisso de ampliar o apoio a projetos culturais, ambientais, educacionais e esportivos para a ocupação desse espaço sagrado. Sob a orientação do governador Jerônimo Rodrigues, a Conder vai estimular, cada vez mais, a presença das famílias, a cultura de paz e a preservação do meio ambiente no Parque São Bartolomeu,” afirmou Zé Trindade, que destacou a importância de estar em permanente diálogo com as comunidades. ”Estar nas ruas de Salvador e conversar com as pessoas é fundamental para entender as demandas das nossas comunidades e projetar soluções rápidas e eficientes”, concluiu o gestor, que participou do evento com a camisa do programa Bahia Sem Fome.