A comitiva da Prefeitura de Camaçari em Portugal iniciou a quinta-feira (20) visitando a fábrica da Alcobre, na cidade de Ovar. O grupo, que segue com o foco de atrair novos negócios, apresentou o programa de atração de empresas e elencou os motivos pelos quais Camaçari é o destino certo para novos investimentos.
A empresa é a mais antiga em Portugal na produção de condutores elétricos de baixa tensão e fibra óptica, tendo como principais matérias-primas, o cobre, o alumínio e o PVC. A Alcobre pertence ao Grupo Hengtong, que tem negócios dispersos por todo mundo, com mais de 70 filiais, 12 bases industriais e mais de 20 mil colaboradores, e pretende se tornar o principal fornecedor mundial na cadeia de comunicação óptica e nas soluções de interconexões elétricas.
“Camaçari tem todos os atrativos necessários para receber uma empresa do porte da Alcobre. Temos o Polo Industrial, maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, uma localização privilegiada, próxima ao Porto de Aratu e ao aeroporto internacional. Temos uma mão de obra qualificada e a prefeitura tem todos os atrativos para ajudar a empresa. Saímos dessa reunião muito animados, e já convidamos a empresa para visitar a nossa cidade”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas.
O diretor Comercial da Alcobre, Vitor Ferreira, explicou os planos da empresa que “tem projeto de expansão e já compramos boa parte da nossa matéria-prima do Brasil, além de já termos um escritório no país e também compramos matéria-prima da América do Sul. O Brasil, hoje, é um país estratégico quando a pauta é extensão”. Ao final, ele informou ainda, que em torno de 15 brasileiros trabalham na fábrica em Portugal.
Também esteve presente no encontro, o proprietário da empresa, Huang Chao. Após a reunião, o grupo visitou as instalações da fábrica, que tem mais de 100 anos.