Na entrega do monumento a Maria Felipa, na Praça Cairu, nesta quinta-feira, 26, o prefeito Bruno Reis (UB) destacou que as mulheres, em sua gestão na capital, tem protagonismo para ajudar a construir a história de Salvador. Doze dos 36 ocupantes das secretarias (23) e autarquias (13) são mulheres. Entre elas estão a Secretária de Comunicação, Renata Vidal, a Secretária de Saúde, Ana Paula Matos, a Secretária da Fazenda, Giovanna Victer, e a secretária daa Reparação, Ivete Sacramento.
“Todas as mulheres que eu já citei que estão aqui ao meu lado.. nenhum governo, nem estadual, nem federal, tem tanta mulher em cargos de comando como nós temos aqui na municipal”, enfatizou Reis.
“A professora Ivete Sacramento já deu o testemunho dela, todas as políticas públicas da nossa cidade, nós vivemos numa cidade onde 83% da população é negra. Então as políticas da prefeitura tem que beneficiar no mínimo 83% dos negros da nossa cidade. É assim em todos os programas, em todos os projetos oficiais, em todas as ações da prefeitura municipal de Salvador”, afirmou o gestor.
Homenageada
Negra, Maria Felipa foi uma das principais lideranças na batalha pela independência do Brasil na Bahia, em 1823, ao lado de Joana Angélica, do corneteiro Lopes e outros soldados e mulheres baianas, que expulsaram a tropa portuguesa do estado, ajudando a consolidar a independência brasileira dos portugueses.