Pode ser inacreditável, mas existem humanos que também mudam de cor, ou seja, de personalidade, de acordo com seus interesses pessoais, sem qualquer respeito a si próprio e muito menos às pessoas, assim como acontece com o camaleão.
O seu corpo é estreito e apresenta uma cauda preênsil (capaz de prender). Uma das características desses animais que mais chamam atenção é a sua capacidade de mudar de cor, o que lhes permite camuflar-se no ambiente que mais lhe interessa.
Num passado recente, esses “humanos camaleões” elogiavam e juravam fidelidade ao seu criador quando este lhes dava sobrevivência e visibilidade.
Os olhos do camaleão fornecem uma visão de 360 graus devido à anatomia ocular única e à capacidade de transição entre a visão monocular e binocular. Os camaleões têm um sistema visual distinto que lhes permite ver o ambiente em quase 360 graus (180 graus na horizontal e +/- 90 graus na vertical).
Os “humanos camaleões” quiseram colocar em prática essas suas habilidades imaginando que, quem os estava alimentando, estava de olhos vendados. Mas, sabendo de quem se tratavam, o criador desses répteis no momento exato tirou-lhes a arma da traição – o microfone.
As batalhas realizadas pelos valencianos pela independência dos brasileiros em defesa da honradez e dignidade, Valença não tem como hospedar “humanos camaleões”.
Da Redação
Por Alberval Figueirêdo