Com objetivo solucionar os desafios enfrentados pela infraestrutura do aeroporto de Ilhéus-Itabuna, na Bahia, o deputado federal Neto Carletto (PP) conseguiu, através de Requerimento apresentado na Comissão de Viação e Transportes, a aprovação para realização de uma audiência pública de grande relevância para discutir o tema.
O aeroporto de Ilhéus é uma das principais portas de entrada para os municípios de Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Maraú, Una, Uruçuca, Canavieiras, Camamu e demais cidades localizadas na região de Ilhéus- Itabuna no estado da Bahia. No ano de 2022, passaram por suas instalações mais de 633 mil passageiros, posicionando-o como o terceiro aeroporto mais movimentado do Estado. Administrado pela Infraero desde 1981, o terminal aeroportuário foi delegado ao Governo do Estado da Bahia no ano de 2017, que o entregou à iniciativa privada em 2018, por meio de contrato de concessão. Apesar da sua delegação para a iniciativa privada, com a fixação contratual da programação de obras a serem realizadas pela concessionária no prazo da concessão, o aeroporto ainda necessita do aporte de recursos federais para modernização e instalação de novos equipamentos de segurança.
De acordo com o parlamentar essa é uma discussão que reveste-se de uma importância estratégica e abrangente, impactando vários aspectos socioeconômicos e culturais da região. O parlamentar salientou outros problemas no sistema aéreo da região. “Outro problema que afeta diretamente os moradores é o alto preço das passagens aéreas das ligações entre Ilhéus e os centros urbanos mais importantes do país, bem como a falta de voos diretos nessas linhas. Faz-se necessário, também, discutir sobre a instalação do novo sitio aeroportuário de Ilhéus, previsto para ser construído no âmbito no projeto da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Para debater sobre os assuntos apontados, estamos propondo a realização dessa audiência pública, com a participação de convidados dos governos federal, estadual e municipais, organizações sociais e empresas aéreas. Julgamos de fundamental importância a realização do evento, com a presença dos convidados enumerados, para que possamos discutir amplamente e apontar soluções para a melhoria da oferta de infraestrutura aérea para os moradores da referida região”, explicou Carletto.