O delegado e coordenador da 5ª COORPIN, José Raimundo Nery Pinto, concedeu nesta quarta-feira( 4/10), entrevista ao repórter Isaias Nascto, do programa Ligação Direta da Valença FM, que tem como âncora o empresário e radialista Marcos Medrado, destacando as ações que a Polícia Civil vem realizando no município de Valença-BA.
Nas últimas semanas, foram registrados alguns casos de violência na cidade, incluindo um homicídio ocorrido nas imediações do bairro Baixa Alegre e uma tentativa no Estância Azul.
O último episódio ganhou bastante repercussão, isso porque o vídeo da ação criminosa foi registrado pela câmera de segurança instalada no estabelecimento comercial( o qual seu proprietário sofreu a tentativa de homicídio), sendo logo após compartilhado em diversas redes sociais e páginas de notícias.
Segundo as investigações, tanto o atirador quanto o comerciante(que aparecem nas imagens) são membros de facções rivais. “Essa tentativa de homicídio se deu devido a um ataque ocorrido no bairro do Jambeiro. Na ocasião, um dos traficante desse bairro foi baleado. A gente já está tomando as providências legais cabíveis”, afirmou o delegado.
Explicou ainda que o homicídio ocorrido na Baixa Alegre foi uma represália ao atentado contra a vida do comerciante. Durante essa incursão criminosa, meliantes acabaram ceifando a vida de um jovem que não tinha relação com a marginalidade. Com inquérito policial já instaurado, espera-se que em pouco tempo os envolvidos sejam capturados.
Referente ao homicídio na madrugada desta segunda-feira (03/10) no bairro Novo Horizonte, o delegado afirmou que o indivíduo possuía uma extensa ficha criminal e foi morto pela facção Comando Vermelho. O caso está sob investigação.
Na manhã desta quata-feira (04/10) a equipe do Serviço de Investigação cumpriu um mandado de prisão preventiva contra o autor da tentativa de homicídio ocorrido na Praça da Lapa em abril deste ano.
Por fim, o delegado salientou que a situação da segurança em Valença está sob total controle: a gente está trabalhando com afinco, tranquilizar a comunidade valenciana(…) pode ir para as aulas, pode sair para as ruas que a Polícia Civil, juntamente com a coirmã Polícia Militar(…) está trabalhando com afinco para manter a paz e a tranquilidade, complementou.
Nascto News
Da Redação
Por Alberval Figueiredo