Criminoso foi capturado a cerca de 20 km de Recife, neste sábado (11), com ajuda da polícia baiana
O líder de uma facção com atuação na Bahia, que se escondia na Bolívia e mantinha conexões com traficantes do Rio de Janeiro, foi preso ao tentar voltar para o Brasil.
O caso aconteceu neste sábado (11), e contou com uma ação conjunta do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil da Bahia e das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs) da Bahia e de Pernambuco. A operação teve apoio do Gaeco do MPE baiano.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o homem costumava retornar ao Brasil para coordenar distribuição de drogas e armas, além de determinar ataques contra facções rivais.
Em solo brasileiro, ele costumava ir a Pernambuco, onde tentava manter uma rotina discreta enquanto comandava o negócio, para que ninguém notasse que ele estava envolvido com o mundo do crime. Ações de inteligência levaram as equipes policiais até o endereço usado pelo traficante na cidade de Recife.
Embora fosse até Recife para coordenar as ações criminosas, o principal campo de atuação do traficante era no Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador.
O líder da facção tinha mandado de prisão por tráfico de drogas e associação crimonosa expedido pelo Tribunal de Justiçada Bahia, após solicitação do DHPP, na Operação Murus.
O traficante foi apresentado na FICCO PE e passará por audiência de custódia.
Por Alberval Figueirêdo