Cinco pessoas estão presas, entre elas o filho do parlamentar Kleber de Almeida, conhecido como Binho Galinha. Esposa foi solta com uso de tornozeleira eletrônica.
O deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha, (ao centro na foto) é investigado pela Polícia Federal como chefe de uma milícia responsável por lavagem de dinheiro em Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador.
Na quinta-feira (7), seis pessoas, entre elas o filho de 18 anos e a esposa do parlamentar, ( ao lado do deputado) além de três policiais militares foram presos suspeitos de participação no grupo. Quatro pessoas estão foragidas.
A esposa de Binho Galinha, identificada como Mayana Cerqueira da Silva, de 43 anos, teve prisão convertida para domiciliar porque tem uma filha ainda criança.
Já o filho João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, de 18, teve a preventiva mantida e foi encaminhado para o presídio em Salvador.
O parlamentar não foi preso por causa do direito ao foro privilegiado. Ele informou que está à disposição da Justiça e que os fatos serão esclarecidos. Além disso, afirmou que as atividades legislativas seguirão sem alterações nos próximos dias.
Investigações
- As investigações apontaram que o grupo é suspeito por lavar dinheiro de jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada e desmanche de veículos.
- Em um dos imóveis inspecionados pela Polícia Federal, foram encontradas milhares de peças de carros.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão e prisão, feitos na quinta-feira, diversos bens dos investigados foram bloqueados.
Confira
- 👉 bloqueio de R$ 200 milhões;
- 👉 bloqueio de 26 propriedades urbanas e rurais;
- 👉 10 mandados de prisão expedidos;
- 👉 35 mandados de busca e apreensão expedidos;
- 👉 suspensão das atividades econômicas de seis empresas.
Por Alberval Figueirêdo