O secretário de Infraestrutura do governo do Estado, Sérgio Brito, convidou oficialmente, nesta quinta-feira (31/09), o empresário e radialista Marcos Medrado, para participar da realização de uma consulta pública para a melhoria das estradas vicinais do consórcio do Baixo Sul, que tem como base principal ouvir os moradores para definir as vias que devem passar pelas reformas.
Este consórcio é integrado pelos municípios de Aratuípe, Cairú, Camamu, Ibirapitanga, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Nilo Peçanha, Teolândia, Valença e Wenceslau Guimarães.
O programa faz parte de melhorias das estradas vicinais em 52 municípios nas regiões do Sertão do São Francisco, do Baixo Sul e da Chapada Diamantina.
Essas ações integram o Programa de Manutenção Proativa e de Resiliência das Rodovias do Estado da Bahia ( Pro-Rodovias) do Governo do Estado em Parceria com o Banco Mundial, e que será lançado nos próximos dias.
Velença tem a maior extensão territorial
Empresário e Radialista Marcos Medrado
O investimento é estimado em 20 milhões de dólares, sendo que 5 milhões de dólares serão priorizados para estradas vicinais em municípios com atividades econômicas que estimulam o empreendedorismo feminino.
Para o empresário e radialista Marcos Medrado, de forma alguma o município de Valença poderá ficar de fora desse programa, porque é o que mais atende às exigências do Banco Mundial.
Valença detém a maior extensão territorial de todos os 52 municípios contemplados com o programa porque possui 3.000 km de estradas vicinais completamente abandonadas, representando um entrave no desenvolvimento socioeconômico. Valença possui cerca de 97 mil habitantes dos quais 30 % se encontram na zona rural.
Esta população teve uma atenção especial do então governador Rui Costa, hoje ministro do Governo Lula, e de uma atenção mais agressiva a favor pelo atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT).
A data para realização das reuniões serão definidas logo após o carnaval.
Da Redação
Por Alberval Figiueirêdo