Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), acostamento é parte da via diferenciada da pista de rolamento que se destina à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim. Apesar da definição ser clara, é comum os condutores de veículos confundirem as regras e usarem o acostamento de forma incorreta.
Quem utiliza a BA-001, já notou que constantemente caminhões estacionam no acostamento em frente ao ATACADÃO. Este local é o único disponível para conversão com segurança para entrar no local, ou seja, quem quiser fazer essa manobra, tem que arriscar a vida por causa da irresponsabilidade de alguns motoristas. O perigo se torna ainda maior, porque não temos fiscalização no local. Os órgãos fiscalizadores parecem esperar o pior acontecer para tomarem as devidas providências.
Em vias com acostamento, as conversões à esquerda devem ser feitas utilizando essa parte da pista. Em rodovias onde não existirem locais apropriados para retornos e conversões, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.
Por Pretta Passos