A Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com segmentos de controle social e poderes públicos, promoverá, entre os próximos dias 11 e 15, a Semana de Mobilização contra a Dengue, com o objetivo de intensificar as ações de sensibilização e mobilização para a prevenção da dengue e combate ao mosquito Aedes aegypti.
As atividades contemplarão os seguintes eixos: mobilização, com atividades em diversos pontos como feiras livres e metrô; educação em saúde, com campanha publicitária e atividades em comunidades, e assistência, com reforço à orientação sobre manejo clínico.
O momento é de união de esforços pois, com cada um fazendo a sua parte, podemos conter o avanço da dengue, evitar os casos graves e óbitos, segundo técnicos do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE) da Sesab.
Os municípios, por sua vez, irão intensificar a limpeza urbana e, quando necessário, o Estado autorizará o uso do fumacê, mas o importante é que todos se dediquem a cuidar de seus ambientes para evitar a presença do Aedes aegypti, transmissor da doença.
Por Alberval Figueirêdo