Espaço está aberto à comunidade e visitantes para visitação da exposição de reinauguração, de segunda a sexta-feira, das 08h às 14 horas
Construído em 1910 pelo mesmo engenheiro baiano que construiu o Elevador Lacerda na capital, Frederico de Lacerda, o Theatro Municipal de Valença, surgiu com o objetivo de movimentar as atividades culturais na cidade, atraindo musicais e peças teatrais advindas do eixo sul do país e da capital Salvador.
Nele, a sociedade valenciana se reunia para apreciar os espetáculos produzidos na cidade pelos artistas locais, ou trazidos de outras localidades entre as décadas de 1910 a 1960. Após muitos anos sem abrigar o seu propósito inicial, o espaço foi oficialmente reinaugurado nesta quarta-feira, 10 de abril, pela Prefeitura Municipal.
Vale ressaltar, que a revitalização foi obra de um empresário da cidade, por consequência de um Termo de Ajuste de Conduta firmado com o Ministério Público para compensar a derrubada de um dos prédios históricos do município.
Apesar de sua estrutura física não ser mais a original, devido a reformas que a modificaram, inclusive reduzindo sua área interna, o Theatro Municipal continua vivo na memória dos valencianos e sua importância lhe conferiu o tombamento como patrimônio histórico do município.
Com sua revitalização, o prédio se tornou sede da secretaria municipal de Cultura, pela qual responde o secretário Gugui Martinez.
Gugui Martinez, secretário de Cultura de Valença (Foto: Jornal Valença Agora)
“Esse é um momento histórico para Valença. O Theatro é hoje é a única casa de cultura a nível municipal aberta. Tínhamos um déficit muito forte de décadas em nossa cultura. Agora é um novo momento em que temos que pensar esse espaço para potencializar nossos artistas”, defendeu o secretário.
A determinação da gestão municipal é que o espaço continue sendo um prédio para a fomentação da arte e da cultura e para ser utilizado pelos grupos de dança, música, teatro, manifestações culturais e eventos.
Fonte>>Valença Agora
Por Alberval Figueirêdo