Radialista Marcos Medrado
Em apenas 06 dias, a “ Febre Oropoucho ‘’aumentou em mais de 30 por cento no Baixo Sul do estado chegando a 80 casos.
A concentração de disseminação do vírus está localizada no Baixo Sul e novos municípios foram contaminados, respectivamente, as cidades de Camamu (1), Gandu (3), (Ituberá (1), Jaguaripe (1), Piraí do Norte (1) e Presidente Tancredo Neves (9).
Além de Salvador (2), Santo Antônio de Jesus (4) foram atingidas também, as cidades de Amargosa (3), Ibirapitanga (1) , Maragogipe (1), Mutuípe 9) e Laje (14).
Para o empresário e radialista Marcos Medrado, âncora do programa Ligação Direta da Valença FM, “esta expansão é muito preocupante porque novos municípios vizinhos do Baixo Sul estão sendo contaminados”.
Segundo Medrado, “ é de extrema importância que seja feita uma ação conjunta dos municípios atingidos pelo vírus para conter a expansão”.
Sinais da ‘Febre do Oropouche’
A ‘Febre do Oropouche’ é uma doença viral transmitida no ambiente urbano pelo Culicoides paraensis, conhecido como MARUIM ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses, o que ressalta a importância de um diagnóstico preciso.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado está realizando investigações complementares para compreender melhor o cenário dessa doença na Bahia. Apesar dos casos confirmados, não há indicação de uma ameaça iminente à saúde pública, considerando o caráter não endêmico do vírus na região.
Da Redação
Por Alberval Figueirêdo