A Operação Ronda Escolar da Polícia Militar da Bahia montou um esquema de segurança de crianças e jovens na retomada do ano letivo de 2023
.
Para este ano, a unidade especializada reforçará as ‘visitas comunitárias’, fortalecendo a parceria entre a PM e as instituições de ensino, na identificação das principais demandas de alunos e professores, bem como no patrulhamento ostensivo no entorno das escolas.
De acordo com a comandante da Ronda, major Maria da Soledade, além desse reforço, a unidade está preparada para atuar nas redes pública e privada, dialogando com os estudantes.
“Além dos alunos e dos professores, nós fazemos trabalhos com os pais e com os funcionários, para que possamos criar multiplicadores. A nossa prioridade é diminuir a violência”, detalhou a oficial.
O projeto ‘Ponto e Vírgula’, idealizado pelo cabo Nei Cleber, carro-chefe da unidade, será uma das principais ações. A proposta levará diferentes atividades da Ronda Escolar para as escolas.
“Durante esse período de férias garantimos, com a ‘Operação Matricula’, a segurança dos pais. Agora os nossos olhos e esforços estão voltados para o retorno da garotada às salas de aula”, concluiu a oficial.
A Operação Ronda Escolar Completa 14 anos
Criada em 2009, a Operação Ronda Escolar é uma unidade especializada da Polícia Militar responsável por reforçar o policiamento no entorno das escolas localizadas na capital, RMS e interior do Estado, a exemplo de Juazeiro, ampliando as ações ostensivas já realizadas pelas Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM) nos bairros.
Além da presença ostensiva, a Ronda Escolar faz visitas às instituições de ensino, mantém contato com a direção das escolas e realiza palestras preventivas para os alunos, como forma de se aproximar da comunidade escolar, abordando temas contra a violência, antidrogas, bullying, entre outros.
Da Redação
Por Alberval Figueirêdo