Após encontro sem acordo, governo não fará nova reunião sobre consignado nesta terça (27)
O ministério da Casa Civil informou, por meio de nota, que o governo não vai realizar nesta terça-feira (28) reunião interministerial sobre o teto de taxa de juros para o crédito consignado de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A reunião ocorreria nesta terça e contaria com o titular da pasta, Rui Costa, além dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Previdência, Carlos Lupi.
A Casa Civil pontua que uma reunião sobre o tema ocorreu na noite da segunda-feira (27). O encontro terminou sem acordo.
Apesar de não haver reunião interministerial, Carlos Lupi se reúne com integrantes do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) às 14h desta terça.
Na semana passada, diante da interrupção da oferta da modalidade de crédito por instituições bancárias privadas e públicas, o governo federal decidiu elevar o percentual, cujo teto havia sido reduzido de 2,14% para 1,70% ao mês.
Em 13 de março, o Conselho Nacional da Previdência Social aprovou a redução do teto da taxa de juros de 2,14% para 1,70% ao ano. A mudança representou uma diminuição de 0,44 ponto percentual.
O novo valor, no entanto, foi considerado inviável por bancos públicos e privados, que suspenderam a modalidade do crédito, criando um mal-estar entre os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Previdência, Carlos Lupi.