A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou nesta sexta-feira (22) um boletim que mostra que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à covid-19 continuam aumentando em vários estados do Nordeste. O Ceará é o estado que chama mais atenção, com um crescimento acelerado da doença, apesar de já haver sinais de redução na faixa etária dos jovens adultos.
O boletim, que é referente à Semana Epidemiológica 50, de 10 a 16 de dezembro, é baseado nos dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 18 de dezembro.
Além do Ceará, os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe também registraram aumento no número de casos.
No Ceará, o crescimento acelerado da doença preocupa, pois embora haja sinais incipientes de diminuição na faixa etária dos jovens adultos, nos idosos isso não se confirma.
Alagoas e Sergipe, com quadros mais recentes, apontam também para um aumento na população de idade mais avançada, assim como já se observava na Paraíba e em Pernambuco.
A Bahia, que foi o primeiro estado da região a entrar nesse ciclo de aumento, por outro lado, já dá sinais de interrupção no crescimento, apesar de ainda não indicar reversão para queda.
Na Região Norte, ainda não se observa sinal de aumento associado à covid-19, mas há um crescimento ligado às crianças e pré-adolescentes, caracterizando outros vírus respiratórios.
O pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, chama a atenção para quem for se deslocar a esses locais por conta das festas de fim de ano.
Ag. Brasil >
Por Alberval Figueirêdo