Presidente da Comissão de Turismo na Câmara Federal, o deputado baiano Bacelar (PV) afirmou nesta quarta-feira (15), durante sessão em Brasília, que o país deve apostar no “afroturismo” para conseguir alavancar a atividade turística e explorar o seu potencial cultural.
“As pessoas desejam visitar o Brasil para apreciar a capoeira, a culinária africana, as danças e as diversas manifestações culturais que têm raízes na África”, ressaltou o deputado, lembrando que o país ocupa o 2.o lugar no ranking mundial de belezas naturais e 8.o em riqueza cultural”, ressaltou.
Segundo Bacelar, a sessão realizada com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com especialistas e empresários do ramo, evidenciou a “importância” de que o governo volte às atenções ao turismo étnico. Nascido na Bahia, o deputado confia que o estado pode ganhar muito com um direcionamento de recursos para o afroturismo.
“O resultado que chegamos na reunião foi mostrar a importância que seja organizado o este setor do turismo, que o governo incentive as atividades e projetos nessa área […] no sentido de dinamizar o afroturismo no Brasil. Para nós, baianos, isso é muito caro. Somos a capital da África fora do continente, somos o grande centro de emissão da cultura afrobrasileira e a Bahia, e especialmente salvador, serão muito beneficiadas com essas políticas”, assegurou.