Na cidade de Valença a campanha de vacinação antirrábica começou! Amanhã dia 27 de março, tutores devem levar seus cães e gatos para tomarem a vacina. No bairro Horto Florestal e Alto de São Roque, a vacinação acontece das 8:00 às 12h:00h.
No período da tarde, das 14:00 às 16:30h, a vacinação acontece nos postos do bairro da Urbis, Bolívia, Baixa Alegre, Graça, Jacaré , Jambeiro, Vila Operária, Tento, Estância Azul, Novo Horizonte e distrito de Guaibim.
Para proteger a todos, os tutores de cães e gatos devem manter os animais vacinados contra a raiva. O vírus, que pode ser transmitido para humanos por meio de mordidas, arranhões e lambidas, tem letalidade de quase 100%. Em 28 de setembro, o Dia Mundial contra a Raiva promove a conscientização sobre a prevenção e o combate à doença.
A vacinação antirrábica para cachorros e gatos é a principal forma de prevenir a disseminação da raiva em seres humanos. Se a pessoa for mordida, é necessário que lave o ferimento com água e sabão, procure imediatamente os serviços de saúde, porque não existe um tratamento, mas um protocolo de pós-exposição. É muito importante evitar o contato com animais de rua e com os silvestres, como macacos e morcegos, que são os principais causadores de acidentes.
Sobre a raiva
A doença é caracterizada por sintomas neurológicos em animais e seres humanos. O vírus multiplica-se no local da lesão e migra para o sistema nervoso e, a partir daí, para diferentes órgãos. Ela gera uma encefalite aguda capaz de levar as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos.
Estima-se que a cada ano cerca 60 mil pessoas morram no mundo devido à infecção causada pelo vírus da raiva, sendo 40% delas crianças. A eliminação da raiva humana é possível, mas, para isso, é necessário manter os gatos e cachorros domésticos vacinados, além de evitar o contato com animais silvestres.