Após os festejos de fim de ano, a população de Salvador já aproveita as atrações de janeiro. E uma das principais festas populares acontece nesta quinta-feira, 11: a Lavagem da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim. O evento, que reúne o sagrado e o profano, vai receber milhares de baianos e turistas e promete esquentar ainda mais o verão na capital baiana.
As altas temperaturas e a sensação de que a capital baiana está com um “sol pra cada” aumenta a vontade de curtir o verão, mas também aumenta a necessidade de precauções.
Por isso, a Prefeitura organizou um plano para atuar em diversos pontos entre a Conceição da Praia e a Colina Sagrada. As medidas variam entre cuidados com a organização do tráfego de veículos até a hidratação da população que pretende curtir o evento.
Cinco carros-pipa vão ser disponibilizados no trajeto da Lavagem do Bonfim, entre o Comércio e a Colina Sagrada. Além disso, a prefeitura também vai distribuir sachês de protetor solar e instalar dispensers pelo trajeto.
Outra ação pensada para tornar a temperatura mais agradável é a presença de microaspersores e de umidificadores de ar em locais estratégicos do percurso. Ao lado da Basílica também haverá um módulo de saúde para atender emergências.
Delegada ainda brincou sobre pedidos às ‘forças divinas’ para interceder positivamente na segurança pública do estado –
Os quase sete quilômetros percorridos pelos devotos de Senhor do Bonfim, nesta quinta-feira, 11, terá um esquema de segurança especial. A ação foi detalhada pelo titular da Secretaria de Segurança Pública, Marcelo Werner.
O secretário abordou a distribuição dos postos espalhados pelo circuito. “Nossa estrutura são três delegacias especiais diárias criadas ali ao longo do percurso, reforço na delegacia de turismo, reforço na terceira delegacia, cerca de 25 postos elevados de observação da Polícia Militar, quatro postos de reunião de tropa distribuídos ao longo de todo o percurso. Corpo de Bombeiros com patrulhamento marítimo, embarcação na região, a Polícia Militar também”.
Ação foi detalhada pelo titular da Secretaria de Segurança Pública, Marcelo Werner, em coletiva no COI –
O Sistema Ferry-Boat oferecerá acesso exclusivo de veículos ao Terminal São Joaquim durante os festejos da Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira, 11. A ação é uma parceria da ITS com a Transalvador.
Para quem vem do túnel Américo Simas, haverá um desvio na rua Estado de Israel, na Avenida Oscar Pontes. Na data, o funcionamento do Ferry-Boat será normal – das 5h às 23h30 -, com saídas nos horários regulares (de hora em hora), de acordo com a demanda.
Também será disponibilizada a partir das 6h, sinalização especial aos viajantes.
Por Alberval Figueirêdo