Em entrevista ao Programa Ligação Direta, pela Rádio Valença FM, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) demonstraram preocupação quanto ao aumento dos casos no município.
O (ACE) Valdemir relatou alguns dados relevantes:
De Janeiro até esta data de 22/02, 38 notificações, 6 Confirmados positivos, 8 descartados, e 24 aguardando resultado do LACEN.
Valença hoje encontra-se em situação de alerta para o índice de Infestação Predial IIP: 1,64% sendo o bairro *Graça* com maior índice de 3,24% seguido do bairro *Jacaré* com 2,18%; bairro *Bolívia* 2,00% e bairro *Dedezeiros* 1,71.
Perguntados pela equipe do LD, os Agentes Cleide e Valdemir responderam quanto às dificuldades encontradas em adentrar em algumas residências, tendo assim a oportunidade de fazer o apelo aos moradores que ao perceberem os mesmos devidamente fardados e identificados, os recebam para que possam realizar o trabalho de vistoria, de combate e de informações.
Também questionados sobre os testes, as informações dão conta de que o munícipe precisa ir até a unidade de saúde, o médico faz a avaliação clínica e solicita o teste para Dengue. Então é preenchida uma notificação e o paciente vai com essa notificação e faz o teste.
O laboratório do teste da Dengue é separado dos enxames em geral, então é só chegar na recepção do laboratório mostrar a notificação da Dengue que as técnicas chamam para realizar a coleta e enviar para o LACEN.
Os testes são realizados no laboratório central ao lado da Santa Casa.
A equipe Unindo Forças de Comunicação também está nessa luta de combate a Dengue, divulgando as informações necessárias para que todos os cidadãos se protejam, faça seu dever, não deixe água parada, vamos combater essa doença.
Por: Simone Meireles