As empresas têm até este sábado (31) para enviar o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por meio do Portal Emprega Brasil.
De acordo com o Ministério do Trabalho, até o dia 29 de agosto, já foram entregues 23.690 relatórios. O primeiro relatório indicou que as mulheres ganham, em média, 19,1% menos que os homens, para o segundo, as expectativas são de que não haja uma redução significativa na desigualdade salarial entre gêneros.
Em setembro as empresas devem garantir que as informações do relatório fiquem visíveis até o dia 30 de setembro, divulgando-as em sites e redes sociais, para trabalhadores e para o público em geral.
Lei de Igualdade Salarial
Sancionada em 3 de julho de 2023, e com o objetivo de proporcionar um tratamento justo e equitativo no ambiente de trabalho, a lei exige que empresas com 100 ou mais funcionários adotem práticas para promover a igualdade salarial entre homens e mulheres, entre estas medidas está a transparência salarial.
Paula Montagner, subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho do MTE, observa que essa desigualdade é um problema cultural e global que ainda demanda atenção e esforços contínuos para ser resolvido.
Fonte: Blog do Valente
Por: Pretta Passos