A abertura do Festival de Inverno do Município de Morro do Chapéu, nesta sexta-feira, 04, foi marcada por protestos dos professores da rede municipal de ensino. Segundo a coordenadora da APLB, sindicato que representa a categoria, Lílian Maria de Almeida, professores estão sendo humilhados , silenciados , assediados moralmente pela gestão municipal. “A educação está caótica, a cada dia a perseguição torna-se mais cruel, adoecedora”, disse.
Segundo a APLB, diversos professores foram transferidos dos seus locais de trabalho sem nenhuma explicação ou motivação pública, além disso, mesmo com apresentação de atestado médico por parte dos profissionais da Educação, a Prefeita descontou os dias cobertos pelos atestados. Outra situação são as constantes queixas dos professores que buscaram o Sindicato para denunciar que são tratados aos gritos pela direção das respectivas escolas que trabalham, incluindo os o congelamento de gratificações sem qualquer fundamentação legal.
“Por isso e por tantos outros motivos nós aproveitamos o momento do Festival de Inverno para que os turistas da Bahia tomem conhecimento das mazelas que se escondem por trás da ornamentação dessa grande festa”, disse Lilian.
Com cartazes e faixas, os professores do município afirmam que irão resistir sempre, e que não irão abrir mão de lutar por uma educação que faça diferença na vida daqueles que mais precisam.
O vereador Luciano Lula (PCdoB) participou da manifestação desta sexta-feira e confirmou existe uma relação de perseguição do governo da prefeita Juliana Araújo (PL) com a categoria de professores. “(essa perseguição) vem desde o seu primeiro mês de governo quando, ela (Juliana), de maneira unilateral, sem ouvir a categoria proferir o corte no salário dos professores. Isso, sem fazer um processo disciplinar pra averiguar se havia de fato irregularidades”, afirmou Luciano.
Ainda segundo LilIan, os alunos, após a pandemia, não tiveram acesso a nenhum programa voltado para a recuperação das aprendizagens. Os professores tentam recuperar os 2 anos em que a maioria não teve acesso adequado ao ensino, “sem qualquer projeto pedagógico voltado pra essa finalidade”, afirmou a coordenadora, que alegou existir uma “maquiagem” por parte da prefeitura, no que diz respeito a alfabetização de crianças que estão concluindo o 5° ano do Ensino Fundamental sem conseguir decodificar um pequeno texto.
O Festival de Inverno de Morro do Chapéu encerra neste domingo com apresentações da dupla Iguinho e Lulinha, Naldinho, Durval Lelys, Carinha dos Fluxos, Eugênio Cerqueira (Rural Elétrica) e Gatos Multicores (Programação Infantil).