O Governo da Bahia, por meio das Secretarias de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) divulgou neste sábado (18) o balanço parcial das ações do Plantão Integrado dos Direitos Humanos para o Carnaval 2023, que fica sediado no Procon-BA, dento do circuito da folia. Os dados, fornecidos pelos órgãos que compõem a rede integrada, são referentes aos dias 16 e 17 de fevereiro (quinta e sexta-feira).
Do total de 1.665 ocorrências registradas, os dados apontam que 1.429 estão relacionadas às situações de vulnerabilidade/ risco social e violação de direitos de crianças e adolescentes, na sua maioria negras e negros.
“Essas situações são aquelas vivenciadas por este público e que estão relacionadas às questões próprias do seu ciclo de vida; às suas fragilidades e desproteções, como a presença de crianças e adolescentes acompanhando adultos em trabalho, decorrentes do abandono, da violência, do uso de substâncias psicoativas, situação de rua, mendicância, e do trabalho infantil”, explica a Superintendente de Apoio aos Direitos Humanos/SJDH, Trícia Calmon.
Da Redação> Figueiredo