Valença FM – 101,9

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Homem que invadiu sistema do TSE foi preso na véspera do 2º turno

A Polícia Federal prendeu em SP, na véspera do segundo turno, suspeito de ter invadido sistema de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Polícia Federal

Foto publicada no site Metrópoles sobre esta matéria

Uma operação sigilosa da Polícia Federal (PF) prendeu em outubro do ano passado, às vésperas do segundo turno, um homem que invadiu o sistema do TSE. O hacker foi preso na cidade de Americana, no interior de São Paulo, em 20 de outubro, dez dias antes da eleição.

A investigação da Polícia Federal corre em sigilo e aponta que o hacker acessou não apenas o sistema de dados do Tribunal Superior Eleitoral. O sistema do INSS e até mesmo o da própria PF, da diretoria de Inteligência, foi invadido por meio da clonagem da credencial de um delegado. O hacker conseguiu, no sistema do TSE, acesso a biometria, fotos e dados cadastrados.

Os arquivos foram copiados para a nuvem e para ao menos um dos computadores apreendidos pela polícia. O hacker instalou barreiras, chamadas de “máscaras” e “submáscaras”, que tornam trabalhosa a perícia para descortinar todas as informações incluídas na máquina apreendida.

As invasões, ressaltam fontes, não guardam qualquer relação com as urnas eletrônicas. A investigação indica que o objetivo do criminoso era vender dados e, também, montar um esquema fraudulento para aprovar créditos consignados. Dessa forma, não foi detectado nenhum risco de fragilidade ou de fraude em relação ao processo eleitoral.

NOTA DA REDAÇÃO

A verdade é uma só. O país assistiu conflitos de informações entre o então presidente Jair Bolsonaro e os presidentes do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, respectivamente, os Ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

Bolsonaro dizia que as urnas eram violáveis, enquanto que os Ministros afirmavam que o Sistema do TSE era inviolável, completamente seguro. Foi montado um grande movimento de autoridades brasileira e até observadores internacionais para analizarem o Sistema do TSE .

Agora vem a informação do colunista Paulo Capelli, do site Metrópoles – Homem que invadiu sistema do TSE foi preso na véspera do 2º turno

O sistema do INSS e até mesmo o da própria PF, da diretoria de Inteligência, foi invadido por meio da clonagem da credencial de um delegado. O hacker conseguiu, no sistema do TSE, acesso a biometria, fotos e dados cadastrados.

Os 57 anos de jornalismo, não me dão o direito de julgar pessoas, ações de entidades, sem a real compovação dos fatos, mas também me dão o direito de questionar incertezas e desconfianças. Depois desta denúncia do colunista Paulo Capelli, o TSE  e a Polícia Federal têm por obrigação de vir a público para confirmar ou desmentir a denúncia.

Por Alberval Figueiredo – Jornalista