Valença FM – 101,9

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Insatisfeitos com distribuição de cargos na Mesa Diretora da Câmara, petistas cobram espaço no segundo escalão do governo

Grupo de deputados reclama da fatia que ficou com o partido nos postos de comando da Casa e pressiona por nomeações

 

Zeca Dirceu discursa no gabinete da liderança do PT

Zeca Dirceu discursa no gabinete da liderança do PT Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/30.01.2023

 

Deputados do PT demonstraram insatisfação com o espaço que o partido ocupará na Câmara. Há queixas sobre a forma como as negociações foram conduzidas pela legenda e pelo governo durante o processo que resultou na reeleição de Arthur Lira (PP-AL) para presidir a Casa. Os petistas pretendem cobrar participação do partido no segundo escalão como uma forma de compensação.

Segunda legenda com mais deputados, o PT ficou com a segunda secretaria da Casa, apesar de pleitear a primeira vice-presidência — o espaço na Mesa foi ocupado por Maria do Rosário (RS). No Senado, onde também há insatisfação, a situação foi exatamente a mesma. O partido cedeu a primeira vice-presidência para Veneziano Vital do Rego (MDB-PB).

Parlamentares de diferentes tendências, inclusive da CNB, a corrente majoritária, consideram que o partido cedeu além da conta para agradar Lira. Há queixas direcionadas ao líderes do governo, José Guimarães (CE), do PT, Zeca Dirceu (PR), e ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

O PT não se empenhou na formação de um bloco sem a participação do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro. Lira acabou coordenando a formação de um grupo único para a eleição da Mesa Diretora.

O Globo>Figueiredo