Presente no evento que oficializou a vinda da BYD à Bahia, nesta terça-feira (4), o deputado estadual Júnior Muniz (PT) afirmou que o início da operação tem a marca do trabalho e da determinação do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A empresa vai produzir carros elétricos em Camaçari, na área onde funcionava o parque automotivo da Ford, com investimento de R$ 3 bilhões e geração de cinco mil empregos diretos e indiretos.
“Nunca antes na história da Bahia, a gente viu um governador entregar algo tão importante em um espaço de tempo tão curto. Jerônimo prometeu e cumpriu a palavra, isso mostra a determinação do nosso governador. Tenho certeza que é apenas o começo de tantas outras intervenções e investimentos que a Bahia vai receber”, pontuou Muniz.
Ele destacou ainda a interlocução do secretariado estadual, em especial do secretário Luiz Caetano, da Serin, que já foi prefeito de Camaçari e encabeçou as tratativas necessárias para consolidar a vinda da BYD.
“Caetano tem sido um verdadeiro defensor do desenvolvimento de Camaçari e toda Região Metropolitana, o que tem sido feito em sintonia com nosso mandato na Assembleia. Além de fortalecer a economia, gerar emprego e renda, a chegada da BYD também traz mais tecnologia e sustentabilidade para a indústria baiana”, ressaltou Júnior Muniz.
Em Camaçari, a BYD instalará sua primeira planta industrial nas Américas, num projeto que prevê três unidades fabris para a produção de veículos elétricos e híbridos, chassis de ônibus, caminhões elétricos e processamento lítio e ferro fosfato.
“Nosso plano é criar o mais avançado carro elétrico aqui na Bahia. Nosso sonho é tornar a Bahia o centro da inovação e da alta tecnologia. Nós vamos transformar a Bahia no centro da América Latina”, disse Stella Li, vice-presidente global da companhia.