O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (12), em conjunto com o ministro do Turismo, Celso Sabino, o Decreto nº 12.136, que aprova o Plano Nacional de Turismo que deve vigorar no quadriênio de 2024-2027. O documento define metas para o setor durante o período de atividade, como e o aumento de 93 milhões para 150 milhões no número de viagens nacionais
Além do aumento no número de viagens, outros projetos presentes no documento são o aumento no número de turistas internacionais que visitam o país anualmente, além do alcance do valor de US$ 8,1 bilhões em receitas geradas por esses turistas. O Plano Nacional, segundo o decreto, tem o propósito de impulsionar exponencialmente a atratividade do Brasil na cena turística, desenvolver o papel do setor como agente do desenvolvimento sustentável, gerador de renda e de trabalho para cidadãos brasileiros.
“Temos o compromisso de alcançar a marca de 10 milhões de visitantes estrangeiros e, se mantivermos os bons resultados registrados neste ano, não tenho dúvida de que atingiremos o objetivo. O plano não é do Ministério do Turismo, é uma orientação para todos, órgãos públicos e iniciativa privada” disse o ministro.
Ao total são previstos 20 programas e planos setoriais, contando com a participação das Câmaras Temáticas do CNT, como programas de qualificação profissional e exploração de tendências, a exemplo do afroturismo. “Trabalhamos por sustentabilidade econômica, ambiental e social. É preciso, como estamos fazendo, incentivar o turismo de base comunitária, que permite a distribuição igualitária de benefícios e a redução de danos ambientais. É isso que vamos mostrar ao mundo na COP30, consolidando o Brasil na vanguarda do desenvolvimento sustentável”, afirmou Sabino.
Fonte; Bahia.ba
Por: Pretta Passos