Valença FM – 101,9

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Marcos Medrado defende criação de um gabinete de crise pela prefeitura para acompanhar surto de virose em Valença, Bahia

 

MARCOS MEDRADO: O “CARA DE PAU” - Blog do Pelegrini

 

O empresário e radialista Marcos Medrado, âncora do programa Ligação Direta 1ª Edição da Valença FM, defendeu na manhã desta segunda-feira ( 08 /04 ) que a prefeitura de Valença já passou da hora para criação de um gabinete de crise, para acompanhar a evolução do cenário epidêmico de Dengue em nosso estado e em especial no nosso município.

A tese da criação de um gabinete de crise também foi defendida pelos apresentadores do LD Primeira Edição Elias Santos e Vidalto Oiticica.

“Não só isso,” diz Medrado, em apenas uma semana após divulgar dados que mostravam nove casos da Febre do Oropouche, na Bahia, em todo o ano, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) confirmou, na última terça-feira (2), que 19 casos foram detectados em municípios baianos. Todos eles fazem parte do mesmo período investigado pela pasta.

Do total, nove são na cidade de Valença, no Sul baiano, e dez são no município de Laje, no Vale do Jequiriçá. No último relatório, a pasta havia informado que as notificações são atípicas, já que a doença não é considerada endêmica na região. Não foi registrado transmissão direta entre pessoas.

A Sesab informou que mesmo com os casos confirmados, não há indicação de uma ameaça iminente à saúde pública, considerando o caráter não epidêmico do vírus na região.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado está realizando investigações complementares para compreender melhor o cenário dessa doença na Bahia. Depois disso, não houve mais informações.

Marcos Medrado entrevistando a secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, reivindicando melhoria na prestação de serviços na área de saúde para a população

 

GABINETE DE CRISE

Do Gabinete de Crise devem fazer parte os seguintes órgãos municipais – Seinfra, Secretaria de Saúde, empresa coletora de lixo, representante da Santa Casa de Valença, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Valença e um representante da Secretaria de Saúde do Estado.

A participação de representantes dessas entidades tem por objetivo ordenar as providências a serem tomadas no sentido de controlar a epidemia e defender a população, evitando a dispersão de atitudes, ou seja, tomar uma atitude sem que a outra saiba.

A Seinfra tem por objetivo identificar os locais que estão com matos muito altos precisando fazer uma roçagem imediata porque a Febre do Oropouche é uma doença viral transmitida no ambiente urbano pelo Culicoides paraensis, conhecido como Maruim ou mosquito-pólvora.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses, o que ressalta a importância de um diagnóstico preciso.

A empresa de lixo intensificar a coleta nos locais mais atingidos. Ou seja, que as ações sejam coordenadas.

Da Redação

Por Alberval Figuerêdo