Da esquerda para a direita, deputado federal, Marcos Medrado; ao centro Reginaldo Holyfield e à direita Pelé, ministro do Esporte do governo FHC -foto divugação – janeiro de 1996
Desde que assumiu o primeiro mandato como deputado estadual em 1986, campeão de votos naquela eleição, na época filiado ao então PMDB, que Marcos Medrado tem dedicado seus mandatos em retribuir à comunidade que tenha votado nele ou não, ações em benefícios da sociedade civil. Por aí já se vão 37 anos.
Tendo uma amizade bastante próxima com o então ministro do Esporte, Pelé, no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso – 1995 – 2001, o deputado federal, Marcos Medrado, atendeu pedido do também amigo baiano Boxer Reginaldo Holyfield, que desejava solicitar, pessoalmente, a FHC um apoio efetivo à esse esporte que ele representava.
Assim aconteceu. Medrado acionou o amigo Pelé, ministro do Esporte, e Holyfield foi atendido por FHC que deu uma injeção de ânimos ao boxer baiano.
Morador do bairro da Massaranduba, periferia de Salvador, Holyfield, assim como Medrado, conhecem o abandono das crianças e adolescentes e desde àquela época, juntos, sonhavam que o governo federal apoiasse abertura de academias para treinar esses jovens para que fossem retirados do caminho do tráfico.
Ao longo da sua carreira Reginaldo Holyfield conquistou nada menos que seis títulos brasileiros, quatro sul-americanos, seis latinos, um hispânico e dois mundiais pela Federação Mundial de Boxe (FMB).
Hoje, o caminho é mais desafiador ainda e esses jovens precisam de ações efetivas para vencer essa tragédia que o crime organizado. Do anonimato, tanto Medrado quanto Holyfield fizeram a sua parte.
Da Redação
Por Alberval Figueirêdo > Jornalista