Valença FM – 101,9

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

PF indicia Juscelino Filho, ministro das Comunicações, em caso de suposto desvio de emendas

Ministro de Lula é acusado de irregularidade que favoreceram a cidade comandada por sua irmã, Luanna Rezende, que chegou a ser afastada do cargo no ano passado

Juscelino Filho: ministro de Lula foi indiciado pela PF (Agência Brasil/Agência Brasil)

A Polícia Federal (PF) indiciou o ministro das Comunicações do governo Lula, Juscelino Filho (União-MA), por suposta participação em um esquema de desvios de emendas parlamentares via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A informação foi divulgada inicialmente pela Folha de S. Paulo.

O ministro é suspeito de ter cometido os crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O indiciamento foi enviado ao Supremo Tribunal Federal. O relator da ação é o ministro Flávio Dino, ex-colega de Juscelino na esplanada dos ministérios de Lula.

As operações da PF sobre o caso visam desarticular uma suposta organização criminosa que promovia fraudes licitatórias, desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro, envolvendo verbas federais da Codevasf. A emenda parlamentar investigada indicada por Juscelino foi de quando ele era deputado federal, antes de assumir o cargo de ministro.

Um desses desvios serviu para a para a pavimentação de ruas da cidade de Vitorino Freire, no interior do Maranhão. A irmã de Juscelino, Luanna Rezende, é prefeito da região. Ela chegou a ser afastada do cargo no ano passado, mas retomou o mandato após decisão do Supremo Tribunal Federal.

Por Alberval Figueirêdo