Valença FM – 101,9

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Polícia Civil intensifica ações contra crimes de violência política de gênero

Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher de Salvador, Camaçari, Feira de Santana e Vitória da Conquista ampliaram acolhimento às vítimas

A Polícia Civil da Bahia ampliou o atendimento das mulheres neste período eleitoral. A medida visa combater crimes de violência política de gênero, por meio de suporte contínuo e acolhimento imediato às vítimas.

Os trabalhos são feitos por equipes do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), por meio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) de Salvador, Camaçari, Feira de Santana e Vitória da Conquista, com o apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP).

“Este mapeamento realizado previamente às eleições, permanecerá durante o pleito sem interrupção de horário, com plantões de 24 horas, e seguirá até o fim do período eletivo. A ação faz parte de um conjunto de iniciativas da instituição para garantir que as mulheres possam exercer seu direito à participação política, sem sofrer qualquer tipo de violência ou intimidação”, diz a delegada-Geral Heloisa Brito.

Os demais tipos de assistência às mulheres no âmbito de violência doméstica não serão afetados.

Denúncias de crimes comuns ou eleitorais podem ser realizadas pelos números gratuitos 190/181 e nas Delegacias online ou presencial.

Atuação da Polícia Judiciária na violência contra mulher

As Deams das cidades de Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Periperi, Porto Seguro e Vitória da Conquista já operam no regime 24 horas. Além das especializadas, a Bahia conta com outras Deams em Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Barreiras, Alagoinhas, Juazeiro, Jequié e Candeias; essas que passam por adequação e, gradualmente, passarão a funcionar em tempo integral.

Também existem 13 Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (Neams) em cidades como Luís Eduardo Magalhães, Itapetinga, Irecê, Jacobina, Brumado, Guanambi, Senhor do Bonfim, Santo Estevão, Santo Amaro, Valença, Santo Antônio de Jesus, Itaberaba e Serrinha.

Desde março de 2023, as vítimas de violência doméstica e familiar contam com uma Deam Online, com funcionamento 24 horas para o registro de ocorrências e atendimento realizado por delegada, desde a coleta de depoimentos e autuação em flagrante até a solicitação de medidas protetivas de urgência.

Fonte: Bahia.ba

Replicada por: Simone Meireles