As quatro mortes confirmadas e o aumento de 100% no número de casos de dengue no estado reforçam a preocupação da Sesab e gestores municipais
Diante do aumento no número de casos e da confirmação de quatro mortes por dengue na Bahia, a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, fez uma reunião com gestores municipais, na noite desta segunda-feira (26), para discutir o fortalecimento de ações contra a doença.
“O Governo do Estado está aberto ao diálogo e pronto para apoiar todos os municípios. Contudo, cada ente tem que fazer a sua parte. As prefeituras precisam intensificar as ações da atenção primária e limpeza urbana, a fim de eliminar os criadouros e fortalecer a mobilização da sociedade, antes de recorrer ao fumacê. A dependência excessiva do fumacê, como último recurso, pode revelar uma gestão reativa em vez de proativa no combate à doença”, afirmou a titular da Sesab.
Diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro pontuou que o encontro “foi uma oportunidade para discutir estratégias de combate ao vetor da dengue, mas também aprimorar o manejo clínico de pacientes afetados pela doença, abrangendo desde casos leves até os mais graves”.
O trabalho conjunto visa assegurar uma resposta eficiente e coordenada frente ao aumento do número de casos, especialmente em municípios que enfrentam situações epidêmicas, como Vitória da Conquista e Feira de Santana, destacando-se entre os 64 municípios em epidemia.
A resposta do governo estadual à dengue inclui a aquisição de novos carros de Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecidos como fumacês, distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias, intensificação dos mutirões de limpeza com o auxílio das forças de segurança e emergência, além da utilização de agentes com bombas costais em diversas cidades.
A Bahia enfrenta uma alta de casos de dengue, com um salto significativo para 16.771 casos prováveis até o dia 24 de fevereiro de 2024, marcando um aumento de quase 100% em comparação ao mesmo período do ano anterior, que registrou 8.408 casos.
crescente preocupação é evidenciada também pela confirmação de quatro óbitos decorrentes da dengue, com vítimas em Ibiassucê, Jacaraci e Piripá, conforme análise da Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito.
Fonte: Bahia.ba
Colaboração de repostagem: Simone Meireles