Nesta sexta-feira (30), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse que a Venezuela não possui um governo democrático. Sua fala ocorre dia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defender o regime ditatorial venezuelano, e alegar que a definição de democracia é “relativa”.
“Eu tenho uma visão particular sobre o governo da Venezuela, que é um governo que não respeita os direitos fundamentais, a liberdade de expressão, o direito do cidadão poder ir e vir, e poder fazer suas críticas ao governo”, disse em entrevista à GloboNews.
A ministra tentou minimizar a declaração de Lula.
“Conhecendo não só a historia do presidente Lula, mas o aquilo que ele determina hoje para os ministros, posso garantir que eu e o presidente Lula temos o mesmo conceito de democracia”, complementou Tebet.Na sequência, Tebet disse que a fala de Lula foi uma “questão do presidente se expressar” e disse acreditar que o petista “vai explicar, dentro do contexto, o que ele quis dizer”.
O que disse Lula sobre” democracia na Venezuela
“A Venezuela, ela tem mais eleições que o Brasil. O conceito de democracia é relativo para você e para mim. Eu gosto da democracia porque ela me fez chegar à Presidência da República pela terceira vez, e é por isso que eu gosto da democracia e a exerço em sua plenitude”, disse Lula em entrevista à Rádio Gaúcha na quinta-feira (29).