Otimista com a chegada da BYD, fabricante chinesa de veículos elétricos, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou nesta terça-feira (4) que a reconstrução do Brasil tem como uma das suas diretrizes um novo modelo de geração e consumo de energia.
Ao se dirigir à vice-presidente da empresa asiatica, Stella Li, o petista destacou que a Bahia se notabiliza como um estado que tem potencial para abrigar a BYD e tantos outros investimentos estrangeiros.
“Um novo Brasil para pelo novo formato de uso das nossas energias”, refletiu o gestor, que anunciou que veículos elétricos de até R$ 300 mil terão isenção de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
A BYD vai comprar a fábrica abandonada pela Ford, em Camaçari, região metropolitana de Salvador, que deixou o município e impactou significativamente na economia local.
“Se vocês estão vindo para a Bahia, é porque tem confiança. Aqui, hoje, a senhora está ladeada por um conjunto de prefeitos e prefeitas […] deputados estaduais, representação do Senado, vereadores e vereadoras que estão nesse momento não só testemunhando um ato. Aqui tem esperança, expectativa de que o povo da Bahia é um povo com capacidade”, assegurou o chefe do Executivo estadual.
Para Jerônimo, nestes primeiros seis meses de governo do presidente Lula (PT), já existe outra percepção do país no que se refere à estabilidade para atrair o capital estrangeiro. Somente e a BYD deve investir R$ 3 bilhões na Bahia.
“O que estamos fazendo no governo Lula é dar confiança aos empresários internacionais dizendo ‘pode vir’, que existe estabilidade financeira, econômica, jurídica. É para isso que estamos construindo um novo Brasil”, resumiu.