Valença FM – 101,9

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

A BYD, montadora chinesa de carros elétrico, terá a primeira fábrica nacional de carros de passeio no Brasil; deverá ser em Camaçari, no complexo industrial desativado que pertence à Ford

Compacto elétrico EQ1, conhecido como iCar no Brasil, é produzido pela Chery na cidade chinesa de Wuhu – Zhou Mu/Xinhua

Os automóveis 100% elétricos seguem em crescimento constante no Brasil. Segundo a Anfavea (associação nacional das montadoras), o ano passado terminou com 8.458 emplacamentos nessa categoria, uma alta de 195,7% sobre 2021.

Embora o avanço impressione, as unidades comercializadas representaram apenas 0,4% dos licenciamentos de carros de passeio e veículos comerciais leves no país. É um resultado bem inferior à participação global: os modelos que não queimam combustível foram responsáveis por 10% das vendas mundo afora, de acordo com a consultoria EV Volume.

Para que a presença desses automóveis se torne relevante no mercado nacional, será necessário oferecer opções mais em conta e produzidas localmente. É um processo lento, mas, pelos movimentos de hoje, os chineses saem na frente.

 

Um dos modelos cotados para produção nacional é o Yuan EV Plus, que já está à venda por R$ 270 mil. São R$ 20 mil a mais do que o pedido por um Jeep Compass Trailhawk, que é movido a diesel e tem tamanho similar ao do utilitário esportivo chinês.

Da Redação >Folha>

Por Alberval Figueirêdo