Todos os anos, no dia 2 de abril, monumentos que são cartões-postais em várias partes do mundo se iluminam de azul, para chamar a atenção da sociedade para o transtorno do espectro autista, condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social e comportamento.
É o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em 2024 o tema é “Valorize as capacidades e respeite os limites!”. No Brasil, o ponto turístico participante mais famoso é o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a Associação Amigos dos Autistas da Bahia, com sede em Valença, promoveu uma caminhada nas ruas da cidade para chamar a atenção de um assunto importante: o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A AMA, com sede em Valença, na Bahia, é uma ONG cujo objetivo é desenvolver programas de amparo, ajuda, adaptação, habilitação, reabilitação e integração. O TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neuro-desenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento.
O diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida das crianças. Para isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com uma rede de apoio e assistência a pacientes com essa condição.
Informações da Agência Brasil e Blog Opinião
Por Pretta Passos