Valença FM – 101,9

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Conclusão de investigação sobre atuação da Braskem em Maceió vira prioridade da PF

Mutange foi um dos bairros de Maceió desocupados por causa do afundamento do solo causado pela mineração

A PF tem hoje como uma de suas prioridades concluir o inquérito policial aberto em 2019 para investigar o caso do afundamento de cinco bairros de Maceió pela Braskem, incluindo o de Mutange, que começou a ser monitorado pela Defesa Civil da capital alagoana desde a semana passada.

É uma investigação instaurada para a apuração de crimes ambientais e apresentação de estudos ambientais falsos, entre outros delitos.

A base para o inquérito foi a publicação de um estudo sobre a instabilidade do terreno dos bairros de Maceió pelo Serviço Geológico do Brasil (empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia). Segundo a PF, o documento “caracterizou cientificamente os fenômenos geológicos ocorridos em Maceió e os vinculou diretamente à exploração de sal-gema pela Braskem”

Mas que só ganhou mais corpo neste ano, quando a delegada Luciana Barbosa,  assumiu o cargo de superintendente regional.

Diz um integrante da cúpula da PF em Brasília:

— Essa investigação se arrastou por muito, agora queremos concluir e responsabilizar quem concorreu para essa barbárie. Vamos atuar forte.

O prazo para a conclusão, contudo, não dá para ser fixado, ainda mais após o episódio iniciado na semana paassada.

Por Alberval Figueirêdo