Valença FM – 101,9

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Dengue infectou 13% de população testada em janeiro, aponta monitoramento

Monitoramento do Instituto Todos Pela Saúde com amostragem de 50 mil testes no Brasil indica que número mais que dobrou em relação ao mesmo período do ano passado

Mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.

 

Um levantamento para estimar a incidência de dengue no Brasil sugere que cerca de 13% da população testada tinha contraído a doença em meados de janeiro, número maior que o dobro daquele no mesmo período no ano passado (6%).

O dado, produzido pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é preocupante, já que em 2024 o país já bateu o recorde anual de presença da infecção transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e normalmente o pico da doença ocorre em abril.

Os dados de incidência indicam uma escalada acelerada no crescimento de positividade de casos, que dois meses atrás eram de apenas 0,7%.

A estimativa de incidência, que foi feita com base em uma amostragem de 50.558 testes diagnósticos aplicados no mês passado, está em linha com a situação preocupante relatada pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

Até agora em 2024, foram registrados 364 mil casos e 40 mortes pela doença oficialmente. Há mais de 200 óbitos ainda em investigação por suspeita de dengue.

Por Alberval Figueirêdo