Valença FM – 101,9

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Eleições 2024: Luiz Caetano e Adélia Pinheiro deixam o governo do Estado na próxima semana; Fabya Reis deve esperar

 

Deputado Luiz Caetano anuncia oficialmente rompimento político com Ademar Delgado

Secretário de Relações Institucionais Luiz Caetano (PT)

 

Ao menos dois secretários do governador Jerônimo Rodrigues (PT) devem deixar os cargos na próxima semana para cuidarem exclusivamente das pré-campanhas majoritárias: Luiz Caetano (PT), titular da pasta de Relações Institucionais, e Adélia Pinheiro (sem partido), da Educação. Eles irão disputar as prefeituras de Camaçari e Ilhéus, respectivamente.

Segundo o calendário eleitoral, secretários estaduais pré-candidatos a prefeito são obrigados a deixar os cargos em até quatro meses antes das eleições. Ou seja, o prazo final seria dia 5 de junho. Mas há um entendimento de que tanto Caetano quanto Adélia precisam dedicar mais tempo para as campanhas. Caetano, inclusive, queria sair entre janeiro e fevereiro, o que não foi aceito por Jerônimo.

Quem permanece por mais tempo no governo é a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis (PT), favorita para ser a vice na chapa encabeçada pelo vice-governador Geraldo Júnior (MDB) na disputa em Salvador. Caso a petista seja indicada pelo governador e pelo conselho político para a chapa majoritária, ela deixa a pasta.

Caetano já comunicou à equipe da Secretaria de Relações Institucionais que vai deixar a pasta no dia 4 de abril. Na Educação, a informação que circula é que Adélia pretende comunicar no início da semana que vem sobre a data de saída.

Os substitutos imediatos devem ser Jonival Lucas, chefe de Gabinete da Secretaria de Relações Institucionais, e Rowena Brito, subsecretária da Educação.

Por Alberval Figueirêdo