Valença FM – 101,9

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Fogo avança em área de difícil acesso no Parque Nacional do Monte Pascoal na Bahia; mais de 500 hectares foram destruídos

 

Parque fica em Porto Seguro, no extremo sul, e é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural. Suspeita é de que o incêndio tenha sido causado por ação humana.

Fogo no Parque Nacional em Porto Seguro na Bahia — Foto: CBMB

Fogo no Parque Nacional em Porto Seguro na Bahia

incêndio de grandes proporções, que na última terça-feira (14) atingiu uma extensa área preservada de Mata Atlântica no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, que fica em Porto Seguro, na Bahia, segue avançando e chegou até uma área de difícil acesso para bombeiros e brigadistas, o que tem dificultado o trabalho.

O fogo já destruiu cerca de 500 hectares do parque e da Aldeia Boca da Mata. A suspeita é de que o incêndio tenha sido causado por ação humana. Não há registro de feridos.

O Corpo de Bombeiros segue atuando e recebendo reforços. Mais 35 bombeiros chegaram de outras regiões. Brigadistas do ICMBio, do Ibama, e voluntários de seis aldeias em torno do parque também atuam para tentar controlar as chamas. Mais de 150 pessoas atuam no combate ao fogo.

O local abrange a primeira porção de terra do Brasil avistada pelos colonizadores portugueses, o que faz dele um marco para o país. Ele é primeiro e único Parque Nacional e Histórico brasileiro, além de fazer parte do Patrimônio Mundial Natural, reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Por Alberval Figueirêdo