Valença FM – 101,9

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Grupo sobre segurança nas escolas terá 90 dias para elaborar propostas; 1ª reunião será nesta quinta, diz ministro

Lula e ministros se reuniram após ataque a creche em Blumenau (SC). Grupo do governo discutirá ações de combate à violência nas escolas — Foto: Ricardo Stuckert

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta quarta-feira (5) que o grupo interministerial que será criado para discutir a segurança nas escolas fará a primeira reunião nesta quinta-feira (6), às 10h30.

O grupo, segundo o titular da Educação, terá 90 dias para apresentar propostas de enfrentamento à violência nos estabelecimentos de ensino.

Camilo Santana deu a declaração após reunião com outros ministros e com o presidente Lula, no Palácio do Planalto.

O presidente convocou a audiência após o ataque a uma creche em Blumenau (SC) nesta quarta-feira, que resultou na morte de quatro crianças. Outras quatro ficaram feridas.

Patrulhamento e monitoramento na internet

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que, na próxima semana, será lançado um edital para liberar R$ 150 milhões aos estados com a finalidade de reforçar o patrulhamento em escolas e creches.

“Por determinação do presidente Lula, o Ministério da Justiça vai oferecer apoio financeiro às Rondas Escolares das polícias estaduais ou guardas municipais. Primeiro edital sairá na próxima semana, com o valor de R$ 150 milhões”, disse Dino.

O ministro também declarou que o Ministério da Justiça tem atualmente uma equipe com 10 policiais que monitora na internet ameaças de ataques a escolas. Segundo Dino, essa equipe será reforçada e passará a contar com 50 policiais nos próximos dias.

Da Redação

Por Alberval Figueirêdo