Governador reuniu gestores para definir estratégias de compra dos produtores rurais nas escolas estaduais
Governador pretende garantir compra de alimentos da agricultura familiar para escolas da rede pública –
Incentivar os produtores de pequenas propriedades e garantir alimentação saudável nas escolas. Com esse objetivo o governador Jerônimo Rodrigues (PT) reuniu na tarde deste sábado, 14, representantes da Educação e Desenvolvimento Rural, duas pastas que ele comandou nos governos de Rui Costa.
O objetivo da reunião é alinhar as estratégias que vão garantir, em 2023, o cumprimento da Lei Federal n° 11.947, que prevê que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e seus empreendedores.
“A cada ano, a gente vai melhorando e incluindo na alimentação escolar do estado da Bahia produtos da agricultura familiar. Então, a além da gente oferecer uma boa alimentação, a gente gera renda no bolso da agricultura familiar”, disse Jerônimo.
Capacitação dos gestores escolares, itens do cardápio, logística entre fornecedores e colégios, ajustes nos processos de compras e editais, entre outros aspectos foram discutidos com o objetivo de elaborar um plano de monitoramento da execução do programa de alimentação escolar.
Secom/Ba> Figueiredo