Valença FM – 101,9

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Lula cobra Campos Neto pela terceira vez sobre a taxa básica de juros

“Não é possível que esse país volte a crescer com a taxa de juros de 13,75%”, disse Lula, que cobrou “responsabilidade” do presidente do BC

Reunião do presidente Lula com os 27 chefes do executivo nacional no Palácio do Planalto para tratar de demandas dos estados. Na imagem, Lula fala em ponta de mesa ladeado por Alckmin e Alexandre Padilha - Metrópoles

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a manutenção da taxa básica de juros da economia em 13,75%. Ele também cobrou “responsabilidade” do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

“Não é possível que esse país volte a crescer com a taxa de juros de 13,75%”, disse Lula, no fim da manhã desta terça-feira (7/2), em café com comunicadores da mídia independente.

Lula também comparou Campos Neto com Henrique Meirelles, que presidiu o BC na época em que ele era presidente.

“Eu acho que esse cidadão [Campos Neto], que foi indicado pelo Senado, [deve ter] a possibilidade de maturar, de pensar e de saber como é que vai cuidar desse país. Ele tem muita responsabilidade, mais do que o Meirelles [Henrique Meirelles] tinha no meu tempo”, apontou o presidente.

Segundo Lula, era mais “fácil”, na época de Meirelles, colocar a culpa de juros no presidente. “Agora, não. Agora, a culpa é do Banco Central, porque o presidente não pode trocar”, completou o presidente, que tem feito críticas à independência do BC, aprovada sob o governo Jair Bolsonaro, que indicou Campos Neto ao cargo.

Essa é a terceira crítica pública de Lula a Campos Neto e ao Banco Central desde a semana passada. O comitê de política monetária do órgão manteve, em sua última reunião, a taxa de juros básicos da economia no patamar 13,75% e indicou que o número, considerado alto pelo governo federal, não deve começar a cair tão cedo.

Folha>Figueiredo